As Lojas Spar

A SPAR instalou-se em Portugal nos anos 90 tendo começado por ter uma 1º loja em 1997, contando hoje com cerca de 109 lojas.

A SPAR foi fundada em 1932 por Adrian van Well, na Holanda, como DESPAR, que é o acrónimo do slogan “Door Eendrachtig Samenwerken Profiteren Allen Regelmatig” que significa “Todos beneficiarão de uma forte cooperação”.

Nascia assim uma cadeia cujo objetivo era assegurar a cooperação entre retalhistas e grossistas independentes, como resposta ao crescimento de cadeias de supermercados na Europa. Adrian van Well escolheu como símbolo para identificar a cadeia a arvore do abeto, que significa SPAR em holandês, e que se mantem ate hoje o logotipo da empresa.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA SPAR

A SPAR continuou a desenvolver-se na Holanda durante os anos 30 e em 1947 começou a sua expansão na Europa, alargando-se a Bélgica. Nos anos 40 abreviou o nome DESPAR para SPAR e nos anos 50 deu-se uma rápida expansão na Europa, estando presente em nove países.

Em 1955, no primeiro congresso da Spar Internacional, foi decidido tornar a SPAR uma organização mundial.

Nos 20 anos que se seguiram a SPAR continuou a expandir-se na Europa e também em africa e na asia. Durante este período a SPAR expandiu-se para um total de 14 países em três continentes.

Um significativo desenvolvimento ao nível do marketing foi efetuado e foi introduzido o atual logo em 1968.

No período entre 1980 e 1999 a SPAR continuou a crescer e a expandir-se, estando em 1999 presente em 21 países.

Desde 2000 os retalhistas e grossistas SPAR passaram a estar presentes nos países em maior desenvolvimento como a Austrália, China, Rússia e Medio Oriente.

O crescente sucesso da SPAR nos países onde esta presente e o interesse demonstrado por novos países, e a prova da relevância do modelo de negócio da SPAR no retalho alimentar moderno.

A SPAR Internacional na Holanda funciona como uma plataforma de troca de ideias e informação entre os 33 países em que a marca SPAR esta presente. Este propósito da SPAR Internacional traduz-se numa missão capaz de assegurar que a SPAR continua a ser a maior cadeia de supermercados do mundo e consolidar a marca SPAR como uma marca global.

Para atingir estes dois objetivos usamos como principal forca a parceria entre os aderentes a um nível local, nacional e internacional. Para apoiar esta cooperação a SPAR Internacional proporciona aos seus membros a troca de experiência e know-how no desenvolvimento dos seus projetos, na gestão das suas lojas, no desenvolvimento da marca própria e na implementação de ações de marketing. Alem destes aspetos são realizados congressos anuais em várias áreas.

Para apoiar esta missão da SPAR Internacional, foram definidas seis estratégias vencedoras que envolvem todos os intervenientes no sucesso da marca. Cada estratégia tem um papel importante na criação de valor para a marca SPAR e a combinação de todas assegura um crescimento sustentado para o negócio da SPAR no futuro.

Geração de valor

O objetivo e ter uma política de preço agressiva através de um plano promocional forte, uma marca própria abrangente e uma política de descontos permanente.

Expansão da marca

O desenvolvimento e expansão do portfolio de lojas e essencial para a presença internacional da marca em todos os mercados com potencial de crescimento.

Desenvolvimento dos formatos de loja SPAR

A estratégia multi formato que caracteriza a SPAR tem proporcionado crescimento e aumento da quota de mercado. A SPAR Internacional continuara a inovar nos formatos de loja ao nível do layout e design, para assegura que implementa as melhoras praticas internacionais em todas as suas lojas.

Melhorar a eficiência das operações

Para assegurar um elevado nível de eficiência e oferecer aos seus clientes valor acrescentado, todos os países onde a SPAR esta presente investem e desenvolvem os seus centros de distribuição tornando-os mais eficientes e assegurando o máximo de eficácia operacional ao mínimo custo, na logística do retalho alimentar.

Crescimento sustentável

Sustentabilidade e um fator-chave para a SPAR em todo o mundo. Este e um aspeto que deixou de ser teórico, passando a prática e reconhecendo a sua importância para todos os nossos clientes.

Assegurar a manutenção dos valores fundamentais

 

A partilha e a base da marca SPAR a todos os níveis, quer seja local, nacional ou internacional. A livre troca de conhecimento e informação e sustentada por todas as nossas atividades, o que permite a todos os aderentes aprender com a experiência dos seus colegas. A troca de informação e uma vantagem competitiva da marca SPAR e permite uma rápida implementação dos valores fundamentais em todos países.